ALFREDO ABINAGEM
CADEIRA Nº 1 - MEMBRO
Nasceu em 1940 na cidade paulista de Minassol, onde concluiu o primário e o secundário. Aos 17 anos veio para Goiânia, onde concluiu quatro cursos superiores, Direito na Universidade Federal de Goiás em 1962, e História, Pedagogia e Geografia na PUC-Goiás. Quando estudante de Ciências Econômicas (não concluído), foi presidente do Centro Acadêmico V de Novembro, no período de 1959 a 1960. Ainda em 1960 foi eleito primeiro vice-presidente da União Nacional dos Estudantes em votação direta de todas as escolas superiores do Goiás, sendo o mais votado e o único da oposição.
Na UFG especializou-se em Direito Processual Civil e fez mestrado em Direito Agrário. No Conselho Nacional de Geografia, no Rio de Janeiro, fez cursos de aperfeiçoamento em Geografia. De volta a Goiânia, foi professor no Liceu, Ateneu, Pedro Gomes e Colégio Estadual de Guapo. Foi professor na PUC-Goiás e UFG, presidente do Colegiado de curso de Geociências, professor de Direito Comercial, Administrativo, do Trabalho, Processual Trabalhista, Processual Civil, Prática Forense Civil e Estágio Profissional.
Na UFG foi presidente do colegiado do curso de Direito, chefe do Departamento de Direito Processual Civil e Trabalhista e membro do Conselho Coordenador do Ensino e Pesquisa durante 10 anos. É cofundador da Associação dos Professores Secundários das Escolas Particulares de Goiás e da Associação dos Professores das Escolas públicas de Goiás. Foi o fundador e o primeiro presidente da Academia Goiana de Direito.
Concursado, atuou como juiz em Goiás, tendo se tornado desembargador em 2002. Além diversos artigos, tem dois livros publicados, " A Lei do companheirato” e “A Família no Direito Agrário”. Homenageado com os títulos de Professor Emérito da Faculdade de Direito da UFG e de Grande - Oficial da Ordem do Mérito Anhanguera.