ARTHUR EDMUNDO DE SOUZA RIOS
CADEIRA Nº 10 - MEMBRO
Presidente da Acad (2009 - 2010). Advogado sênior do Escritório de Advocacia Arthur Rios S.C., OAB - GO 003 (o mais antigo), 1962. Professor da Escola de Superior Advocacia - ESA/OAB-GO. Nasceu em Campo Belo, MG (1938), é casado com a professora Arlene Alves Souza Rios (UFG) e tem quatro filhos: Paulo, Eduardo, Mirian e Arthur júnior (todos advogados). Cursou em Belo Horizonte o Direito na PUC - MG (1961), eleito presidente do centro acadêmico. Colaborador de jornais e revistas em BH. Assessor e oficial de gabinete de Tancredo Neves na Secretaria de Finanças de Minas (62). Em Goiás, foi assessor do jornalista Jaime Câmara e de Peixoto da Silveira. Manteve na redação de "O Popular, a coluna Conheça Seus Direitos" (1963/5). Nomeado procurador do Estado por Mauro Borges, ficou sem efeito a nomeação, perseguido que foi pelo seu passado esquerdista. Fundador e 1º presidente da Apae-Goiás, depois Apae Goiânia (69).
Em 71, concursado na UFG, mas seu passado estudantil era obstáculo para nomeação, que só conseguiu em 1973. Na PUC ficou até aposentar-se, lecionando todas as disciplinas de Direito Civil e criando as cadeiras de Direito do Menor, Responsabilidade Civil e Direito Imobiliário. Em 1980, candidatou-se a reitor da UFG. Ainda na UFG, foi professor de Ética no Instituto de Ciências Humanas e Letras. Em 98, lança "Manual de Direito Imobiliário" (4ª edição e 17ª tiragem), onde defende, pioneiramente, a autonomia científica do direito imobiliário, fato que ficou consagrado no mundo jurídico. Em 1998, preparou com sucesso a documentação imobiliária do processo de desestatização da Telebrás. Publicou ainda "Direito e Justiça"; "Americano do Brasil"; "Responsabilidade Civil pelo Risco Profissional". Prepara obra de direito imobiliário ambiental. Membro por seguidas reeleições para a Sociedade Goiana de Cultura, Conselho Estadual de Educação e Conselho da OAB. Presidente dos institutos Goiano de Direito Imobiliário e de Responsabilidade Civil. Associado dos institutos dos advogados de Goiás e Brasileiros, como membro titular eleito. Colaborador de revistas jurídicas nacionais.
Foi articulista jurídico da "Folha de São Paulo”. Pós-graduado com mestrado em Agrário e várias especializações, inclusive Direito Civil e Comercial. Indicado para o Tribunal Federal de Recursos da 1ª região como juiz, em 2010 desembargador federal, na 1ª lista (89), tendo recusado pelo fato de não poder se afastar de Goiânia. Cidadão goiano e de Mineiros (GO), professor convidado da University of Aberdeen (Escócia) na School of Geosciences Geography e Environment.