COLEMAR NATAL E SILVA
CADEIRA Nº 31 – PATRONO
Colemar Natal e Silva nasceu em São José do Tocantins, atual Niquelândia (GO), no dia 24 de agosto de 1907. Fez curso na Faculdade de Direito na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, “Informação Goiânia” e colaborador da revista “A Época”, da Faculdade de Direito. Escreveu nos jornais “O Jornal do Commércio”, “Jornal do Brasil” e “O Jornal”. Foi professor de Historia de Goiás na Escola Normal e de Sociologia, Português e História Universal no Liceu de Goiás. Na Cidade de Goiás, respondeu por muitos anos como promotor público.
Foi secretario do Interior e Justiça e também da educação e Cultura do Estado. Ocupou o cargo de Procurador-Geral do Estado. Professor catedrático da Ciência das Finanças, da Faculdade de Direito de Goiás, foi um dos que mais batalhou pela criação da Universidade Federal de Goiás. Nomeado primeiro reitor da UFG. Criou a Imprensa Universitária, o jornal “Quarto Poder”, a Rádio Universitária, a Escola de Agronomia e Veterinária e o Colégio Universitário. Ex-presidente do Instituto e Geográfico de Goiás, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura Seção de Goiás. Vice-presidente da Academia Goiana de Letras e um de seus fundadores e presidente do conselho Penitenciário do Estado. Membro do Instituto Histórico e Geografia Brasileira.
Jornalista, membro-fundador da Associação Goiana de Imprensa, recebeu a medalha de bronze o Centenário de Clovis Bevilácqua e medalha de prata conferida pelo presidente da República, Eurico Gaspar Dutra. Faleceu em Goiania no dia 23 de fevereiro de 1996.