DARIO DÉLIO CARDOSO
CADEIRA Nº 35 – PATRONO
Nasceu em 10 de agosto de 1899 em Corumbá (GO). Filho de João Cardoso da Silva Farinha e Philomena de Pina Cardoso, completou o antigo secundário no Liceu de Goiás e o curso de Direito na antiga Faculdade de Direito de Goiás.
Foi consultor jurídico da presidência da Novacap, amanuense da Secretaria Particular da presidência do Estado, procurador da República, desembargador do Tribunal de Justiça, assessor jurídico do Ministério da Educação e Cultura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, procurador geral do Inic e o primeiro Procurador-Geral da Justiça do Distrito Federal.
Atuou ainda como advogado, professor e jornalista. Foi senador no período de 1946 a 1955. Eleito deputado federal, atuou na Câmara Federal de 1961 a 1964. Publicou os seguintes trabalhos: “A Família”, “Formas de Estado e Formas de Governo (Tese de Concurso)” e “Mandado de Segurança (em Matéria Eleitoral)”. Apresentou no Tribunal Superior Eleitoral a monografia “Recurso Extraordinário Eleitoral”. No Superior Tribunal Federal apresentou a monografia “Pareceres Proferidos como Assessor Jurídico da Novacap”, em 1969 e 1972 (três volumes). Publicou ainda “Situação Jurídica da Novacap”, na revista da Ordem dos Advogados do Brasil -– Seção DF, em 1971. Faleceu no dia 6 de dezembro de 1987.