ÊNIO SALVIANO DA COSTA
CADEIRA Nº 54 - MEMBRO
Nasceu em 3 de abril de 1960 em lvolândia (GO). Teve os primeiros contatos com as letras na escola pública do Colégio Antenor Padilha. Os pais enviaram o filho para o colégio interno, Ginásio Anchieta, na cidade de Silvânia.
Era o ano de 1971, o qual ficou registrado como um dos anos de chumbo devido ao modo como o poder da Nação era exercido na época. Contudo, esta escola, que se destinava aos filhos da antiga elite agrária do Centro e do Norte do país, já mostrava evidentes sinais de decadência devido ao florescimento de diversas escolas ginasiais pelo interior e os pais perceberam que aquela escola tinha poucas oportunidades a oferecer aos alunos que almejavam ser bacharéis. Então, Ênio foi transferido para o Colégio Couto Magalhães, na cidade de Anápolis. Esta escola foi fundada por americanos do Sul dos Estados Unidos, que são protestantes batistas, presbiterianos adventistas e que hoje devem ser criacionistas. Os protestantes estavam em fraco progresso e sua escola transformou-se numa próspera e grande universidade evangélica. Porém, o maior legado desta escola foi proporcionar o acesso dos seus alunos da época aos texto da ética e moral protestante e o espírito do capitalismo de Max Weber.
O antigo curso ginasial foi concluído com os protestantes, embora permanecesse católico. Em 1976, tornou-se morador de Goiânia, ingressou no curso de Engenharia da Universidade Federal de Goiás. Frustrado com o conteúdo do curso, ingressou no curso de Direito na mesma instituição. Formou-se e especializou-se em Direito Agrário e tornou-se advogado militante na área do Direito Privado. Especializou-se em administração legal para advogados pela Fundação Getulio Vargas.