HAMILTON DE BARROS VELASCO
CADEIRA Nº 53 – PATRONO
Nasceu na Cidade de Goiás, no dia 30 de agosto de 1913, e iniciou seus estudos no Liceu de Goiás. No dia 1° de dezembro de 1937, colou grau bacharel pela Faculdade de Direito de Goiás, sendo a primeira turma a receber o diploma em Goiânia. Escolheram como paraninfo da turma o interventor Pedro Ludovico Teixeira, em homenagem ao fundador da nova capital.
Foi promotor público na Cidade de Goiás e funcionário do Instituto do Índio. No ano de 1940, foi nomeado juiz de Direito na comarca de Arraias, sendo que no ano seguinte foi removido para a comarca de Palmeiras de Goiás. Por merecimento, foi transferido para a 1ª vara criminal de Goiânia, em 1958 foi nomeado para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Foi professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e um dos fundadores e professor de Direito na PUC-Goiás, ambos em Goiânia.
No ano de 1968, foi atingido pelo ato institucional da presidência da República, aposentado por força da lei draconiana vigente no país. Passou a advogar juntamente com outros cassados pela revolução de 1964, desembargador Everardo de Souza e Iris Rezende Machado, no escritório dos advogados Nigel Guido Spenzie e Charife Abrão. Faleceu em Goiânia no dia 8 de junho de 1985.