LAUDELINA INÁCIO DA SILVA
CADEIRA Nº 46 - MEMBRO
Nasceu em Buriti Alegre, em 11 de janeiro de 1954, filha de Cacildo Inácio da Silva e Leila Sahb Inácio da Silva. Mudou-se com cinco anos para Goiânia onde cursou o primário no Educandário Goiás, o ginásio e o Curso de Normalista no Instituto Maria Auxiliadora, além do Tecnico em Contabilidade no Instituto Dom Marcos de Noronha. Graduou-se em Direito pela PUC-Goiás em 1979, tendo concluído na mesma instituição o Curso de Especialização em Direito Constitucional e Metodologia do Ensino Superior em 1991. Tornou-se mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Goiás, em 2006, e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade del Museo Social Argentino, Buenos Aires (Argentina), em 2007.
Foi conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, de 1990 a 1994, Diretora da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás, Biênio 90/92, Conselheira do Conselho Penitenciário de Goiás, de 1991/95 como representante da OAB GO e Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da O.A.B GO 92/94 onde implantou os seguintes programas: 1) AÇÃO DA CIDADANIA CONTRA A FOME, A MISÉRIA E PELA VIDA, com a implantação de 183 comitês no Estado de Goiás, e a elaboração do MAPA DA FOME EM GOIÁS, em 1993. 2) SOCIEDADE PEDE JUSTIÇA de combate à impunidade e à violência; 3) OAB- GO VAI AOS BAIRROS de assistência jurídica ao cidadão carente. 4) AÇÃO DA CIDADANIA PELA ÉTICA NA POLÍTICA e pela valorização do voto.
Exerce o magistério superior na área de direito, com ênfase em Direito Penal e Processual Penal desde 1992, tendo lecionado na Uni-Anhanguera, PUC-Goiás, Faculdade Anicuns e Fatidu- SP. É professora convidada da Universidad del Museo Social Argentino na disciplina Seminário de Derecho Processal, em curso de doutorado em Ciencias jurídicas Y Sociales, desde julho de 2008. Atualmente é Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Paulista, Campus Goiânia, desde o ano de 2004.
Aprovada em Concurso público para Delegada da Polícia Civil do Estado de Goiás em 1990, tomou posse no cargo em 18 de abril de 1994. tendo exercido suas funções nas cidades de Nerópolis, Hidrolândia e Aparecida de Goiânia. Na Capital do Estado foi Delegada adjunta das Delegacias da Mulher, Consumidor , Costumes e Meio Ambiente . Atuou ainda como Delegada Titular da Delegacia de Investigação de Crimes Contra a Criança e Adolescente até 2003, quando, após receber o reconhecimento da Unesco pelo seu trabalho como instrutora na implantação das Delegacias Especializadas de Proteção á Criança em diversos Estados Brasileiros, foi designada para Supervisão Geral dos Plantões , função acumulada com o cargo de Assessora Especial de Medidas Cautelares Criminais da DGPC junto ao Judiciário, que transformou-se em 2013 na Chefia do Grupo Especial de Assessoria Forense , atividade exercida até a sua aposentadoria, em dezembro de 2016.
Ainda como Delegada de Polícia, ocupou funções administrativas e classistas na Assessoria Especial da Secretária de Segurança Pública e Justiça , desde o primeiro governo de Marconi Perillo, (2000 a 2002) , sendo responsável pela implantação do Programa Brasileiro de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas do Ministério da Justiça em Goiás , tendo acumulado a função de Relações Públicas na promoção dos maiores eventos nacionais realizados pelo Estado de Goiás na área de Segurança Pública e Sistema Prisional, a saber: 1) I e II FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA em 2000 e 2002 2) I e II FÓRUM NACIONAL DE JUSTIÇA E SISTEMA PRISIONAL em 2001 e 2003 3) I SEMINÁRIO DE PROTEÇÃO À VITIMAS E TESTEMUNHAS AMEAÇADAS em 2001 4) XI CONGRESSO BRASILEIRO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA, em 2001 5) Congresso Nacional de Gestão Pública em 2002 e por último , 6) I e II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS DO CENTRO OESTE, em 2004 e 2006. Ainda como educadora foi responsável pela implantação da Rede de Ensino Satelitário Prof. Luiz Flávio Gomes em Goiás e , nesta condição coordenadora científica de vários Cursos de Pós Graduação Telepresenciais, Seminários , Congressos e Encontros de notoriedade nacional como os 1º, 2º e 3º NÓTAVEIS DO DIREITO.
Saliente -se a sua atuação classista frente a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás , onde ocupou vários cargos nas diretorias, com destaque para área Cultural e editorial pela publicação de seis edições da Revista Jurídica da instituição. Na condição de representante da sua classe teve as seguintes participações em eventos como palestrante: a) I FÓRUM INTERNACIONAL DE POLICIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS - novembro/99 em São Paulo/SP; b) CONGRESSO DE ORDEM, SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA, de 01 a 03 de novembro de 1999, Palácio de Convenções do Anhembi, São Paulo/SP. C) X CONGRESSO BRASILEIRO DOS DELEGADOS DE POLICIA . no painel “Direitos Humanos do Policial”, em outubro/2000 Guarapari/ES; d) XI CONGRESSO BRASILEIRO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA, no painel A POLÍCIA JUDICIÁRIA E A PROTEÇÃO ÀS TESTEMUNHAS, em outubro de 2001 e) IV ENCONTRO DA REGIÃO CENTRO OESTE DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO JUVENIL, agosto 2002 Goiânia-GO f) OFICINA OPERACIONAL DE AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DAS DELEGACIAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DO BRASIL, novembro 20002, promovido pela DCA/SEDH/MJ e UNICEF- Brasília/DF g) Curso De Investigação De Crimes Contra Crianças E Adolescentes, como instrutora ,em Palmas /TO em fevereiro de 2003 , com 8h/aula e para Agentes e escrivães da Academia de Polícia Civil do Estado de Goiás; h) 1ª JORNADA GOIANA DE TERAPIA DE CASAIS E FAMÍLIA, na qualidade de PALESTRANTE da oficina “A VITIMIZAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, 16h/aula junho de 2003 ; i) XIII CONGRÈS MONDIAL DE CRIMINOLOGIE- REDUIRE LE CRIME ET PROMOUVOIR LA JUSTICE: DÉFIS POUR LA SCIENCE, LA POLITIQUE ET LES PREATIQUES, Rio de Janeiro , agosto de 2003 , sobre o Caso Pedrinho , o DNA e a Investigação policial; j) ENCONTRO DO CONSELHO DE SECRETÁRIOS DE SEGURANÇA PÚBLICA E CONSELHOS COMUNITÁRIOS em junho de 2004, como palestrante no painel AS MEDIDAS CAUTELARES CRIMINAIS NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO.
Entre 2006 e 2009, foi presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas do Estado de Goiás e sua Secretária Nacional de 2012 a 2014. Em 2016 foi eleita Presidente Nacional da ABMCJ para o Triênio 2017/2019, cuja posse ocorreu em fevereiro de 2017.
Autora de vários artigos jurídicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais e co-autora do livro OS DEFENSORES, publicado pelo Ministério da Justiça em 2003 e do livro PRÁTICA POLICIAL SISTEMATIZADA, editora Impetus, 1ª. 2ª, e 3ª edições.
Membro da Academia de Letras Espíritas do Estado de Goiás - cadeira nº 7 , tendo como patrono FRANCISCO SCARTEZZINI, proprietário da pioneira livraria goiana “ Bazar Municipal”. Membro da Academia Goianiense de Letras – cadeira nº 6, Patrono: ilustre jurista Pontes de Miranda. Membro da Academia Goiana do Direito – cadeira nº 55, tendo como Patrono o Prof. ROMEU Pires de Campos, exercendo desde 2014 o cargo de Diretora Tesoureira.
Paralelamente a sua vida acadêmica e profissional jamais deixou de exercer suas ATIVIDADES FILANTRÓPICAS e SOCIAIS. Fundou, em 1976, o Grupo de Assistência Fraterna, G.A.F., entidade filantrópica de apoio às outras entidades carentes (responsável pela construção e manutenção de cerca de 18 instituições) com sede na Alameda Couto Magalhães, esquina com a Rua 1.049, Setor Pedro Ludovico, Goiânia GO. Dentro do leonismo foi agraciada em 1979 com uma Placa com a “ Domadora mais Eficiente” dos Lions Bandeirantes e na gestão 81/82 recebeu o troféu de “ DOMADORA 100%” do distrito L 13 do Lions Internacional pelo desempenho filantrópico como Presidente do Clube, e em 1984 foi eleita para Assessoria de Governadoria para Assuntos da Mulher. Fundadora da REDE PERMANENTE PELA PAZ, em 2003, e membro do Conselho Fiscal do Instituto Mahatma Ghandi , instituições de amparo educacional a Crianças e Adolescentes Vítimas da Violência.
Atualmente é sócia proprietária do escritório INÁCIO & MONTANS Advogados Associados, com atuação na área criminal.
Tem na família a sua maior riqueza. Possui 4 filhos, Leandra Maria, Carlos Alberto Júnior , Cacildo e Letícia, que presentearam a sua vida com nove netos: IAGO MATEUS, JOÃO GABRIEL, PEDRO INÁCIO, JOÃO INÁCIO, PEDRO PAULO, LUIZ EDUARDO, GUILHERME, RAFAEL e LUANA. É casada em segundas núpcias com o empresário José Clemente Veiga .