Boa Madrugada, hoje é dia 20 de Abril de 2025 Inicial Contato
ACADÊMICOS - MÁRCIO RODRIGO DELFIM
 
MÁRCIO RODRIGO DELFIM
CADEIRA Nº 36 - MEMBRO

Marcio Rodrigo Delfim, nascido aos 17 de março de 1.978, natural de Presidente Prudente/SP.
Graduado em Direito pelo Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente/SP, começou a fazer o referido curso por influência de familiares, em especial de seu irmão, que é Promotor de Justiça. Porém, durante a faculdade começou a “tomar gosto” pelo Direito e, para sua surpresa, ao final do curso foi agraciado com o certificado de “Melhor Aluno” entre os concluintes de 2005.
Ainda durante a graduação exerceu a função de Conciliador do Juizado Especial Cível de Presidente Prudente/SP, bem como de Estagiário do Ministério Público do Estado de São Paulo (aprovado em 2º lugar) e de Estagiário do Ministério Público Federal (aprovado em 3º lugar). Além disso, começou a escrever alguns artigos para participar de Encontros de Iniciação Científica promovidos pela Faculdade, sendo que três trabalhos seus acabaram sendo publicados nos anais do I e III Encontros. Daí pra frente sua paixão pela pesquisa científica só aumentou (quase cinquenta artigos científicos e cinco livros publicados até o momento em que esta breve biografia foi elaborada).
Em virtude de sua classificação como “Melhor Aluno” do curso de Direito recebeu, como prêmio, uma bolsa de estudos para fazer especialização em Direito Civil e Processo Civil, também no Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente/SP.
Durante essa pós-graduação, os professores costumavam passar alguns trabalhos para serem feitos pelos alunos, sendo que alguns desses trabalhos se transformaram em artigos científicos publicados em sites e revistas especializadas.
Posteriormente, fez uma segunda especialização, desta vez em Direito Público com ênfase em Direito Penal, pela Universidade Potiguar/RN, sendo que outros textos produzidos durante o referido curso também acabaram sendo publicados.
Além dessas atividades acadêmicas e do exercício da advocacia, começou a prestar alguns concursos públicos, tendo sido aprovado em 9º (nono) lugar no concurso para Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, bem como em 10º (décimo) lugar no concurso para Analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da Terceira Região.
Apesar disso, em dezembro de 2008, acompanhado de sua esposa, se mudou para o Estado de Goiás, pois havia recebido uma proposta para trabalhar num escritório de advocacia localizado em Rio Verde/GO. Pouco tempo depois de chegar na referida cidade foi convidado para ministrar aulas na Faculdade Almeida Rodrigues (FAR) e na Faculdade Quirinópolis (FAQUI), o que foi aceito de muito bom grado.
Algum tempo depois recebeu um convite para ministrar aulas na Faculdade Objetivo de Rio Verde/GO. Paralelamente, começou a cursar Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sendo que, em decorrência do seu projeto de pesquisa, recebeu uma bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Ao final do curso defendeu sua dissertação, que foi aprovada com nota máxima.
Pouco tempo depois recebeu um convite para assumir a coordenação pedagógica do curso de Direito da Faculdade Objetivo de Rio Verde/GO, atribuição que, novamente, aceitou com muita alegria.
Entretanto, após alguns meses à frente da coordenação, foi aprovado no concurso público para Analista Jurídico do Ministério Público do Estado de Goiás, motivo pelo qual teve que colocar mais uma vez o “pé na estrada”, agora, com destino à Goiânia/GO.
No dia 16 de abril de 2012 iniciou suas atividades na “Controladoria Interna” do MP/GO. Porém, em virtude de um artigo que havia sido recentemente publicado em uma renomada revista jurídica, foi contatado pelo Diretor da Escola Superior do MP/GO, que lhe propôs o seguinte desafio: montar um curso com 30 (trinta) horas de duração a respeito do tema discutido no mencionado artigo. Novamente o desafio foi aceito de bom grado e, em algumas semanas, o curso foi ministrado para 150 (cento e cinquenta) membros e servidores da instituição, na modalidade educação a distância (EAD).
Alguns meses depois, no dia 1º de outubro de 2012, sua nomeação para o cargo de coordenador pedagógico da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás foi publicada no Diário Oficial do MP/GO.
Mais recentemente, no dia 16 de setembro de 2016, após a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Superior do MP/GO, conseguiu credenciar o referido órgão como “Escola de Governo” junto ao Conselho Estadual de Educação.
Tomou posse na Academia Goiana de Direito no dia 02 de novembro de 2016.
Sede em construção: Rua 32, s/n, Qd. A-21, Lt. 11, Jardim Goiás, CEP 74805-350, Goiânia (GO)
 
 
Sobre
- Contato
Mais
- ACAD GO - DIRETORIA E CONSELHO FISCAL
- ACADÊMICOS - PATRONOS
- BENEMÉRITOS - NOTÍCIAS
- PUBLICAÇÕES
ACAD GO - O Direito é a arte do bem e do justo