PAULO TORMIN BORGES
CADEIRA Nº 23 – PATRONO
Mineiro de Sacramento. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1957, concluiu o doutorado em Direito pela a UFG, recebendo a designação de titular de Direito. Foi o idealizador, organizador e coordenador do mestrado de Direito Agrário na UFG. As aulas começaram em 1985, sendo o primeiro mestrado em Direito da Federal.
Foi diretor da Faculdade de Direito da mesma instituição e vice-reitor. Exerceu o cargo de professor do mestrado nas disciplinas Direito Agrário Brasileiro, Direito das Coisas e Teoria Geral do Direito Agrário. Também deu aluas de noções de Direito e de Legislação Social, na Escola de Serviço Social da PUC – Goiás e na especialização e, Direito Agrário e Civil da UFG, além de ser docente da Faculdade de Direito de Anápolis.
Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral, conselheiro da OAB-GO e membro do Instituto dos Advogados de Goiás. Fundou o Instituto Goiano de Direito Agrário, ocupando a função de primeiro presidente. Ministrou curso de extensão em Direito Agrário, em diversas instituições do país. Também foi docente da Universidade Católica de Minas Gerais. Proferiu conferencias sobre Direito Agrário em mais de 15 estados brasileiros e no exterior. Organizou quatro congressos sobre o tema. Seu livro “Institutos Básicos do Direito Agrário” é referencia nacional. Recebeu o titulo de professor emérito da Faculdade de Direito da UFG em 1985. Em 1991, foi agraciado com a medalha de ouro pela corte suprema de justiça da Venezuela e pela Associazione Italiana Cultori di Diretto Agrário.
Em 2006, a biblioteca do mestrado da UFG leva seu nome. A instituição também criou a medalha Paulo Torminn Borges de Honra ao Mérito do Magistério.
Morreu em Goiânia, no dia 17 de dezembro de 1997, aos 83 anos.