RÔMULO GONÇALVES
CADEIRA Nº 15 – PATRONO
Rômulo Gonçalves é considerado um herói da liberdade, por ter atuado vários anos contra a ditadura no Brasil. Como escreveu o jornalista Valterli Guedes:“Rômulo Gonçalves foi, especialmente naquela hora (da ditadura), um exemplo de advogado. Trabalhou no cumprimento do lado mais nobre dessa profissão. Lutou em defesa do ser humano. Bateu às portas do judiciário e dos quartéis. Foi aos cartórios documentar atrocidades. Sem medo. Sequer alterava a voz. Mantinha-se calmo e tranquilo. Certamente, foi alvo de inúteis perseguições. Correu enormes riscos”.
Sobre ele – e também sobre a mesma época em que o Brasil era governado pelos militares –, escreveu o ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo: “Graças ao dr. Rômulo Gonçalves, o que poderia ter sido a frustação de uma carreira política, transformou-se no inicio da “resistência democrática” comandada por Henrique Santillo em Goiás.
Na década de 80, dirigiu a Procuradoria Geral do Estado, enquanto Onofre Quinan era governador, priorizando o andamento dos processos.
Faleceu em 1º de novembro de 2008.