Unanimidade na eleição da ACAD

A Diretoria e o Conselho Fiscal da Academia Goiana de Direito – ACAD, para o biênio de 20/12/2018 a 20/12/2020, foram eleitos por aclamação dos acadêmicos presentes na solenidade, ocorrida na noite de 19 de dezembro de 2018, na sede da CASAG.
O Presidente da Comissão Eleitoral, acadêmico Ari Ferreira de Queiroz, reafirmou que houve inscrição de apenas uma chapa. E, seguindo os costumes, que são fontes do Direito, a votação poderia ser por aclamação, exceto se houvesse objeção. Sem impugnação, aclamou-se eleita a chapa única.
Edemundo Dias de Oliveira Filho, então Presidente da ACAD, agradeceu os membros da Diretoria e Conselho Fiscal de suas duas gestões. Fê-lo especialmente ao Secretário Ricardo Oliveira de Sousa pela dedicação e discrição. Destacou os avanços e disse que deixava o caixa da Academia superavitário.
A acadêmica Laudelina Inácio da Silva usou a tribuna para referendar os anúncios de avanços da Academia e a transformação experimentada nos últimos anos.
Avenir passo de Oliveira, que está à frente da Comissão de Conclusão da sede da ACAD, atualizou o público ouvinte quanto ao estágio dos levantamentos de custos e prospecção de interessados em firmarem parceira com a Academia, com vistas ao término da obra.
Em seguida, o Presidente eleito, acadêmico Deusmar José Rodrigues, proferiu seu discurso de posse. Agradeceu seus pares pelo apoio e voto de confiança. Destacou sua trajetória na Academia e mencionou os desafios a serem vencidos.
Confira, a seguir, a íntegra do discurso de posse.
SENHOR PRESIDENTE DA ACADEMIA GOIANA DE DIREITO - ACAD, Edemundo Dias de Oliveira Filho,
SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL, Ari Ferreira de Queiroz,
SENHOR SECRETÁRIO DA COMISSÃO ELEITORAL, Ricardo Oliveira de Sousa,
SENHORAS E SENHORES ACADÊMICOS,
AUTORIDADES AQUI PRESENTES,
CONVIDADOS E CONVIDADAS,
AMIGOS, AMIGAS E FAMILIARES,
O MEU MAIS SONORO “BOA-NOITE”!
Sob a proteção de Deus e à vista da sindicância humana, inicio o discurso de agradecimento, alicerçando-me nas palavras de MACHADO DE ASSIS, proferidas a 20 de julho do longínquo ano de 1.897. Verbis:
Investindo-me no cargo de presidente, quisestes começar a Academia Brasileira de Letras pela consagração da idade. Se não sou o mais velho dos nossos colegas, estou entre os mais velhos. É simbólico da parte de uma instituição que conta viver, confiar da idade funções que mais de um espírito eminente exerceria melhor. Agora que vos agradeço a escolha, digo-vos que buscarei na medida do possível corresponder à vossa confiança.
A voz de Machado ressoa sábia também neste ponto. A Presidência de Academia ordinariamente se atribui a decano, pela sua vivência e preparo a tal incumbência.
Eu, em particular, ainda só moço entre os confrades e confreiras. Se não sou o mais novato, com certeza estou entre os principiantes.
Embora com vida intelectual regular, ancorada em publicação de livros, resenhas e artigos periódicos sobre Negócios, Contabilidade e Direito, atribuo a minha escolha para a presidência da ACAD a um gesto de grande coragem e encorajamento de meus pares.
Não posso olvidar, outrossim, que neste quinquênio de ACAD tentei desincumbir-me de todas as missões que a mim foram confiadas.
Assim é que trabalhei na reconstrução do site da Academia, hoje no ar e plenamente operacional. Fiz em dia minhas contribuições financeiras. Assumi a Tesouraria e envie boletos a todos confrades e confreiras (rs).
Aqui faço um parêntese para agradecer a todos que cerraram fileira comigo, especialmente a minha esposa WALKENNE APARECIDA BARBOSA, pessoa sem a qual a prestação de tais serviços estaria, em muito, atrasada.
Se fiz algo para merecer tamanha responsabilidade, talvez tenha sido a minha disposição de servir como um trabalhador mais manual do que intelectual, coadjuvando nas rotinas diárias da Academia.
Na jornada bienal, estou na companhia frondosa de valorosos amigos e amigas da nova DIRETORIA e novo CONSELHO FISCAL eleitos nesta noite dezembrina.
Animado e exultante, EXTERNO A MAIS LÍDIMA GRATIDÃO AOS CONFRADES E CONFREIRAS DA NOVA DIREÇÃO DA ACAD.
Sei do empenho e disponibilidade de cada um dos senhores e senhoras.
Juntos poderemos fazer uma boa gestão. Seremos porta-vozes e executores do que o coletivo deliberar.
Teremos a oportunidade de fazer cumprir o nosso ESTATUTO SOCIAL, e defendermos o Estado democrático de direito, a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e do pluralismo político; desenvolvermos atividades culturais e educacionais; dedicarmo-nos a obras de promoção humana, social, filantrópica e de assistência social.
A fitar o futuro, vemos hercúleos desafios a serem vencidos.
O mais soberbo passa pelo término da Sede da ACAD, estrutura arquitetônica forte e inacabada, lá na Rua 32, Jardim Goiás, Goiânia (GO).
A conclusão da obra está a cargo de diligentes e operosos acadêmicos, e se espera um desfecho festivo para breve.
A destinação precípua de uma Academia coliga-se com a produção de conhecimentos e sua imediata divulgação. Imbuídos deste propósito, continuaremos a publicar os trabalhos dos acadêmicos, ao menos em formato de e-books, sem custos para a ACAD, colocando-os à disposição da sociedade brasileira.
Muito mais poderemos realizar com a participação de todos!
Para não encurtar o tempo de festejo, agradeço novamente aos confrades e confreiras pelo inestimável apoio e voto de confiança.
A desdobrar a DIVISA da ACAD, a qual propugna que “O DIREITO É A ARTE DO BEM E DO JUSTO”, exorto-lhes para que:
- façamos o BEM, e
- sejamos JUSTOS.
Desejo a todas as pessoas reunidas neste espaço belíssimo da CASAG um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
Muito obrigado.
Goiânia (GO), 19 de dezembro de 2.018.
DEUSMAR JOSÉ RODRIGUES
Presidente eleito da ACAD
Mandato 2.018/2.020