WALDIR CASTRO QUINTA
CADEIRA Nº 27 – PATRONO
Nasceu em Caldas Novas (GO), no dia 4 de junho de 1920. Na cidade de Morrinhos (GO), fez seus estudos iniciais no Grupo Escolar Coronel Pedro Nunes, o secundário na Escola Normal e concluiu o colegial no Liceu de Goiânia. Em 1948, bacharelou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, onde foi professor de Direito Constitucional por muitos anos. Foi um dos fundadores da PUC – Goiás e da Faculdade de Direito de Anápolis, exercendo cargos importantes naqueles estabelecimentos de ensino superior e professor de diversas matérias ligadas ao curso jurídico.
Eleito deputado estadual na 3ª Lagistratura (1955 – 1959) e reeleito mais um período (1959 – 1963), renuncia ao mandato em 1962 para assumir cargo no Tribunal de Contas do Estado, ocupando, inclusive, sua presidência e aposentando como Conselheiro daquela instituição. Ocupou diversas secretarias do Estado e foi redator do texto da Constituição Estadual em 1967. Por muitos anos, foi articulista da “Folha de Goiaz”, cronista e colaborador em diversos jornais, como “Lavoura e Comércio”, de Uberaba, “O Anápolis”, “O Popular”, “Brasil Central”, Revista “Oeste” e membro do Instituto Histórico de Geográfico de Goiás e da Associação Goiana de Imprensa.
Publicou “O Major e seus Bigodes”, “O Fantasma sem Cabeça”, “Algibeira de Menino”, “Um Galinho em seu Terreiro”, “De como um bondoso Irmão Acabou Passando a Noite” (todos de crônica) e em 1966, no “Catálogo Bibliográfico de Goiás” editado pelo Sesc, publicou o excelente trabalho de pesquisa, “ Letras e Literatos de Ontem e Hoje”. Faleceu no dia 1º de fevereiro de 2006, em Goiânia.